sábado, 15 de dezembro de 2012

FORMIGA VIRA PRATO NO INTERIOR DE SP


Iguaria é muito consumida com farofa. (Foto: Reprodução)

Quando os trovões ecoam nas tardes da primavera, começam a estourar nas panelas da pacata cidade de Silveiras, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, as formigas ‘içá’. O inseto conhecido como uma ameaça à lavoura vira refeição, sendo servido de várias formas. A caça movimenta grande parte da população do município, que tem pouco mais de 6 mil habitantes, e que esperam o ano todo ansiosamente para saborear a iguaria.
A tradição é centenária e leva adultos e crianças à busca pela iguaria entre os meses de outubro e novembro. Depois da caçada chega a hora da limpeza. Com algumas formigas ainda vivas, os caçadores vão retirando as partes inutilizáveis, deixando apenas o abdômen. Após a retirada das asas, pernas e o ferrão, a içá está pronta para ser consumida. Há quem prefira comê-las cruas, mas a melhor e mais tradicional maneira de servi-las é com farofa.
Alguns moradores estocam as içás e as congelam para comer o ano todo. Outros ainda vêem o aperitivo como uma forma de lucrar: uma garrafa plástica de dois litros recheada com os insetos chega a custar cerca de R$ 40.
A formiga não conquistou apenas o paladar dos caipiras do interior de São Paulo, mas também de algumas figuras famosas do Brasil. As içás eram chamadas pelo escritor Monteiro Lobato de "caviar do Vale do Paraíba", que ele degustava devagar enquanto escrevia. Outro admirador do prato é Maurício de Sousa, que já estampou nos quadrinhos a sua paixão pela iguaria. Seu personagem Chico Bento aparece em uma história preparando a içá, acompanhado de um amigo e supervisionado pela mãe.
A culinária atingiu rumos internacionais e foi tema de uma reportagem do Jornal The New York Times, que enviou repórteres até a cidade para retratar esse hábito tão peculiar.

Veja a receita da farofa de içá:
FAROFA DE IÇÁ
Ingredientes:
1 litro de içás limpas
200 gramas de banha de porco
Sal com alho e farinha de mandioca crua.
Como fazer:
Coloca-se a banha de porco uma panela e depois, em fogo baixo, joga-se as içás, mexendo até que comecem a torrar.
Quando chegar no ponto ideal de fritura, ou seja, quando estiver bem crocante, retira-se a mistura do fogo, acrescentam-se sal com alho e farinha de mandioca crua.
A farofa está pronta para ser consumida.
Tempo de preparo:
Aproximadamente 5 minutos
Por Allan Torquato

Um comentário:

Dorival Sá disse...

Achei interessante e fiquei com vontade de provar.