segunda-feira, 12 de março de 2012

KIRIKÚ, O FILME



Como sugestão para todos os professores, principalmente os de Cultura Afro-Brasileira, pais e responsáveis ou qualquer pessoa que queira trabalhar com o tema discriminação e preconceito, ou apenas se aprofundar no tema, indico o filme Kirikú.

Este filme conta a lenda de um menininho especial, que ajuda sua sociedade a se livrar de uma feiticeira. Nesse caminho ele descobre várias coisas sobre a vida e outras verdades sobre essa tal feiticeira. Além de sofrer com o preconceito das pessoas de sua sociedade, que mesmo sendo ajudada por ele, o discriminava. Este preconceito se mostra em vários aspectos desta sociedade, como será mostrado no decorrer do filme.

É um desenho animado de muita sensibilidade, que agrada aos pequenos, aos jovens, mas também aos adultos que encontram muitos ensinamentos nesta lenda. É  uma história que celebra a coragem de um garoto que era diferente dos outros companheiros de sua aldeia. Era perspicaz e astucioso, muito amigo da sua mãe. A feiticeira foi vencida pela coragem e pela astúcia de uma comunidade. O menino Kirikú enfrenta a feiticeira Karabá junto com seus guardiões e nesta luta ele aprende que só o amor, a verdade e a generosidade, aliados à inteligência, são capazes de vencer a dor e as diferenças. É realmente um desenho moderno com linguagem capaz de falar às crianças sem, contudo subestimar os adultos.

Muito bom filme. Segue uma linha de animação bem tradicional e simples, bastante diferente da geralmente utilizada pela Disney e grandes estúdios americanos nestes últimos anos. Mas a história do filme é cativante. O protagonista é extremamente simpático.

Fonte: http://pt.shvoong.com/entertainment/movies / Google.com / Thaís Franco Tranquelin.