sexta-feira, 15 de junho de 2012

GOVERNO LANÇA CAMPANHA PARA VACINAR 13,5 MILHÕES CONTRA PARALISIA INFANTIL. COMEÇA AMANHÃ (SÁBADO) 16 DE JUNHO.


Vacinação contra a poliomielite começa neste sábado e vai até 6 de julho. 

Pela primeira vez, a primeira e a segunda doses poderão ser injetadas.

O governo federal lançou quarta-feira (13) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que terá início em todo o país amanhã, sábado (16). A meta é vacinar contra a paralisia 13,5 milhões de crianças – 95% do público-alvo da campanha, que é de 14,1 milhões – em todos os estados. A campanha segue até 6 de julho e tem como novidade a versão injetável.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foram compradas mais doses do que a meta de vacinação, para que as crianças que não forem imunizadas possam ser vacinadas, independentemente da campanha.

De acordo com o Ministério da Saúde, todas as crianças menores de 5 anos precisam ser imunizadas. É necessário que os pais levem a caderneta de vacinação para atualização e verificação de quais vacinas faltam ser aplicadas.

Segundo Padilha, haverá cerca de 115 mil postos de vacinação em todo o país, distribuídos entre unidades de saúde da rede pública, associações, rodoviárias, escolas, entre outros locais.

"Para o SUS [Sistema Único de Saúde], a campanha tem poder muito grande. Nós temos um ganho importante com esses projetos. As crianças terão a chance de atualizar o calendário de vacinas, o Brasil proteger as crianças contra a pólio", disse Padilha.

Do G1 DF


EXECUTIVO DA YOKI FOI DECAPITADO AINDA VIVO, DIZ LAUDO



Laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Cotia, cidade da região metropolitana de São Paulo onde foram encontrados pedaços do corpo de Marcos Matsunaga, aponta que o executivo da Yoki foi decapitado quando ainda estava vivo.  A informação contradiz a versão apresentada por Elize Araújo Matsunaga, assassina confessa do marido.

Segundo o documento, o executivo foi morto por um tiro associado à "asfixia respiratória por sangue aspirado devido à decapitação", atestando que Matsunaga ainda respirava quando teve a cabeça cortada pela mulher.

O laudo aponta ainda que que o tiro foi disparado de cima para baixo, da esquerda para direita e bastante próximo, encostado, com vestígios de pólvora no rosto da vítima.

Na versão deu à polícia, Elize diz ter disparado em Matsunaga após uma discussão sobre uma suposta traição dele. Ela teria, ainda, esperado 10 horas e depois o levado para o quarto de empregada. Lá teria cortado os membros inferiores e superiores do marido, rasgando as cartilagens. Em seguida, disse ter cortado o tronco e a cabeça.

A polícia concluiu nesta quinta-feira o inquérito que apura o assassinato do empresário e indiciou Elize por homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e meio cruel) e ocultação de cadáver. Junto ao inquérito, o delegado responsável pelo caso encaminhou à Justiça o pedido de prisão preventiva de Elize, que desde a semana passada está na cadeia feminina de Itapevi, na Grande São Paulo.

O inquérito - que já está na Vara Criminal de Cotia, na Grande São Paulo - agora será encaminhado ao Ministério Público (MP), que dará à Justiça seu parecer sobre o caso.

Por Yahoo notícias
(Foto:TV Globo)

CORRA! ESTÁ TERMINANDO O PRAZO PARA AS INSCRIÇÕES PARA O ENEM



O prazo para as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina às 23h59 desta sexta-feira (15). As inscrições devem ser feitas pelo site http://sistemasenem2.inep.gov.br. A taxa custa R$ 35. O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado individual dos candidatos será divulgado em 28 de dezembro.
A expectativa do Inep é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012.

Inscrição
Os candidatos poderão se inscrever até as 23h59 do dia 15 de junho no site do Enem. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 20 de junho.

A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.

No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula e mobiliários acessíveis. Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.

Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.

O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. Que não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha.

Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas. Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação, como o “Ciência sem Fronteiras”.

O Comprovante da Inscrição estará disponível no http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.

Fonte: G1