quarta-feira, 11 de julho de 2012

ALUNOS USAM ‘BAMBUCICLETAS’ PARA IR À ESCOLA EM SÃO PAULO


Por volta das 8h, um grupo de 20 alunos pedala, em bicicletas de bambu, rumo ao CEU (Centro Educacional Unificado) do Jardim Paulistano, na zona oeste de São Paulo.

A cena, que parece inusitada, passa a fazer parte da rotina de várias comunidades da periferia de São Paulo.

É o programa Escolas de Bicicletas, iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Educação, que, até o final do ano, pretende colocar 4.600 estudantes para pedalar.

“Fizemos uma pesquisa no ano passado e constatamos que a escola era o destino final dos ciclistas. Então, juntamos experiências de diversas capitais do mundo, como Copenhague, Bogotá e Amsterdã, e montamos nosso próprio projeto, que une educação e sustentabilidade”, explica Daniel Guth, coordenado-geral do programa.

A ideia é promover os benefícios que a bicicleta traz para a sociedade. “É o meio de transporte que mais iguala as pessoas, torna a convivência mais amigável e incentiva as relações dentro do próprio bairro”, conta Guth.

Para isso, o projeto inclui aulas sobre educação no trânsito e sustentabilidade. “Os alunos recebem formação e são acompanhados por monitores em todo trajeto. Dessa forma, diversas pessoas são impactadas”.

Fonte: Tatiane Ribeiro – Folha de São Paulo